Resenha: Matéria Escura – Blake Crouch

Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Páginas: 352

Sinopse: Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos. – via skoob


Jason Dessen tem a vida que muitos considerariam perfeita, ele tem um bom emprego como professor universitário de física, uma esposa com um talento incrível para as artes e um filho adolescente que quase não traz problemas. Jason é feliz com sua vida e com sua família, mas sempre se lembra da decisão mais importante do seu passado: a escolha entre assumir o seu possível filho com Daniela e ter uma vida normal ou recusar a paternidade e continuar estudando e viajando o mundo em busca de um tão sonhado reconhecimento na sua profissão.

Num dia como outro qualquer Jason é sequestrado e dopado, ao acordar ele se vê num mundo quase igual ao seu, exceto pelo fato de que ele escolheu a outra opção. Daniela não é sua esposa, ele não tem um filho e é um gênio da física reconhecido internacionalmente. Mesmo tendo realizado seu sonho nesse estranho universo, Jason luta para encontrar uma forma de voltar para sua vida normal e sua família.

“We’re more than the sum total of our choices, that all the paths we might have taken factor somehow into the math of our identity.”

Sendo uma pessoa de humanas, tinha um certo preconceito com um livro em que eu dependia de entender física para acompanhar a trama, mas assim que comecei a leitura percebi que o autor consegue explicar todos os conceitos físicos de uma forma fácil e que faz sentido.
Juntando essa escrita gostosa de ler com plot twists chocantes, a leitura flui maravilhosamente bem e acabei o livro querendo mais. Os personagens são extremamente cativantes e reais, Jason é um cara inteligente e apaixonado que de repente precisa enfrentar as consequências todas as escolhas que fez na vida. Daniela representa o leitor que precisa buscar as explicações para conceitos que parecem tão simples para Jason.

“Matéria Escura” é um livro que mistura e forma bem equilibrada sci-fi com romance e que vai agradar os fãs de ambos os gêneros literários. A parte sci-fi é bem explicada e desperta o interesse do leitor para aprender mais sobre universos e multiversos. Já o romance tem aquele senso de aventura, mas não deixa de ser real e faz o leitor torcer muito pelo casal. Fica a dica de um livro diferente e interessante.

“The most beautiful thing we can experience is the mysterious.”

5/5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s