Resenha: Illuminae – Amie Kaufman e Jay Kristoff

Sinopse: This morning, Kady thought breaking up with Ezra was the hardest thing she’d have to do. This afternoon, her planet was invaded. The year is 2575, and two rival megacorporations are at war over a planet that’s little more than an ice-covered speck at the edge of the universe. Too bad nobody thought to warn the people living on it. With enemy fire raining down on them, Kady and Ezra—who are barely even talking to each other—are forced to fight their way onto one of the evacuating fleet, with an enemy warship in hot pursuit. But their problems are just getting started. A deadly plague has broken out and is mutating, with terrifying results; the fleet’s AI, which should be protecting them, may actually be their enemy; and nobody in charge will say what’s really going on. As Kady hacks into a tangled web of data to find the truth, it’s clear only one person can help her bring it all to light: the ex-boyfriend she swore she’d never speak to again. – via Skoob


No ano 2575 duas grandes corporações que estão em guerra e querem o controle de um pequeno planeta que pode ser o fator decisivo para a vitória. Um dia esse planeta é atacado fazendo com que as pessoas tenham que abandonar tudo e fugir em naves espaciais controladas por uma inteligência artificial chamada AIDAN.

Kady e Ezra são dois jovens namorados que moravam nesse planeta, eles tinham terminado depois de muito tempo juntos e durante a fuga acabam ficando em naves separadas. Com tudo o que está acontecendo eles mal conversam e vão fazendo o que as autoridades mandam. Ezra se torna um piloto militar e Kady percebe que algo está errado e começa heckear alguns arquivos confidenciais para tentar descobrir o que é.

Para conseguir entender tudo o que está acontecendo Kady precisa da ajuda de Ezra e assim os dois vão tentando se reconciliar, só que nada é tão simples assim porque AIDAN tem uma falha e pretende destruir as naves para impedir que um vírus mortal vire uma epidemia. (Sim, esse livro é bem confuso)

Illuminae não é um livro narrado de forma comum, não tem um narrador que vai apresentando os fatos e personagens e isso é que torna a leitura mais interessante. O livro é uma compilação de arquivos que Kady conseguiu reunir e esses arquivos vão se juntando como um quebra cabeça na mente do leitor para criar a história. Tem de tudo no livro: chats, e-mails, relatórios militares, transcrições de câmeras de segurança, esquemas das naves, dados do AIDAN e até alguns trechos do diário de Kady.

Quando comecei a leitura achei que não fosse me acostumar com o formato da narração, mas a trama flui extremamente bem, é fácil de acompanhar o que está acontecendo e as 600 páginas parecem passar muito rápido. Gostei bastante da história e dos personagens, tem alguns plot twists inesperados que me deixaram chocada e acabei o livro precisando ler urgentemente o próximo volume.

A única coisa que me incomodou é que os arquivos complicam um pouco na hora de criar uma conexão com os protagonistas, no começo parece que eles não têm uma personalidade e são apenas pessoas aleatórias que por acaso estavam ali quando tudo aconteceu, mas aos poucos eles vão ganhando vida e consegui me importar com eles até o final.

5/5

5/5

Título: Illuminae
Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoffpostporrrrr
Páginas: 600
Editora: Knopf Books for Young Readers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s