Resenha: Estação Onze – Emily St. John Mandel

estacao-onzeTítulo: Estação Onze
Autor(a): Emily St. John Mandel
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

Sinopse: Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar. Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. – via Skoob


“Estação Onze” é um livro sobre personagens, a história e o cenário são muito importantes, mas o foco da trama é totalmente voltado para as histórias de vida de desenvolvimento de personagens. Partindo disso temos três protagonistas que entre flashbacks o leitor vai descobrindo quem eles são e qual a relação entre eles.

Tudo começa com o ator Arthur Leander morrendo durante a apresentação de uma peça de teatro, enquanto Jeevan Chaudhary tenta salvar o homem, a atriz mirim Kirsten Raymonde observa tudo sem acreditar no que está acontecendo. Nessa mesma noite um surto de uma gripe mortal começa a se espalhar pelo mundo fazendo com que 99% da população mundial morresse nem curto espaço de tempo e o mundo como conhecemos hoje não existisse mais ~sdds internet~.

“Primeiro, só desejamos ser vistos, porém quando somos vistos, isso já não é mais suficiente. Depois, queremos ser lembrados.”

Alguns anos no futuro, Kirsten trabalha na Sinfonia Itinerante, uma companhia teatral que vive na estrada e se apresenta para as poucas pessoas que sobreviveram ao apocalipse, ao serem perseguidos por um homem que se diz um profeta e que tem a Sinfonia como alvo de suas pregações, Kirsten precisa fugir dele e achar seus amigos. Depois de estabelecer os fatos importantes, a autora começa a desenvolver a vida dos personagens, o que levou cada um deles a fazer o que fazem e estar onde estão e isso faz com que eles se tornem alguém que o leitor já conhece.

Apesar da história girar nesses três protagonistas, os outros personagens também têm as suas histórias contadas de forma bem interessante. A ex-mulher de Arthur, Miranda, se tornou uma parte do livro que eu adorava acompanhar.

Confesso que não esperava muita coisa desse livro, mas logo nas primeiras páginas já fui conquistada pelos personagens e pelo apocalipse que a autora criou. Ela usa fatos e notícias que vemos todos os dias na TV e cria um futuro que apesar de parecer impensável é totalmente possível de acontecer. É fácil gostar dos personagens e amei todos eles em seus capítulos e ficava super feliz quando descobria a relação entre eles.

O que mais me chamou atenção no livro é a escrita da autora, ela consegue entregar um plot twist gigante e eu só percebia alguns parágrafos depois. A forma como ela descreve a trama é tão suave que as coisas aconteciam e faziam tanto sentido durante a leitura que só quando eu parava de ler que eu via o quanto a história tinha mudado. Eu amei essa escrita e quero ler mais livros da autora. Nem precisa dizer que o livro vale muitooooo a pena.

”O inferno é a ausência das pessoas de quem temos saudade.”

5/5

5/5

postporrrrr

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: Estação Onze – Emily St. John Mandel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s