Resenha: Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

13925_gg
Título: Sejamos Todos Feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 64

Sinopse: O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.”A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos (…) Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé. via skoob


Esse livro é um ensaio da autora Chimamanda Ngonzi Adichie e foi baseado em uma de suas palestras sobre feminismo.
O livro é narrado pela autora e fala um pouco sobre sua origem africana e em como aos poucos ela descobriu que era uma feminista.

Embora seja curto, contendo pouquíssimas páginas, esse livro é extremamente necessário e incrível!
se eu pudesse indicar e presentear não só minhas amigas mas também meus amigos, seria esse livro da Chimamanda.

“Ao meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.

e43c1d5abc42461e0ea9f73c619f530fEla trata o assunto com muita naturalidade, esclarecendo pontos importantíssimos que muitas pessoas desconhecem sobre igualdade de gênero e feminismo; logo no início ela já deixa bem claro que nós mulheres não odiamos os homens, apenas queremos os mesmos direitos, além do respeito.

A interpretação errada do feminismo fica bem claro quando a autora revela uma conversa que teve com seu amigo.

“Sabe de uma coisa? Você é feminista!” Não era um elogio. Percebi pelo tom de voz dele – era como se dissesse: “Você apoia o terrorismo!”

Ela fala sobre vaidade, sobre se sentir bem consigo mesma, sobre o mercado de trabalho e a difícil colocação das mulheres no mesmo, entre outras coisas super interessantes.

“Sejamos todos feministas” é um livro essencial para todos que se interessam e também para os que não sabem lidar com o assunto, é leve e contém ótimos argumentos, uma preciosidade que só a autora Chimamanda Ngonzi conseguiria escrever com tanta suavidade.

“Feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.”

5/5

5/5

postpor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s