Resenha: Maus – Art Spiegelman

IMG_8966

Sinopse: Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. – via Skoob


“Maus” começa a ser narrada pelo desenhista Art, que quer escrever um quadrinho contando as memórias da segunda guerra do pai, Vladek. Para escrever essa história ele vai até a casa de Vladek e começa a perceber os efeitos negativos que todo o sofrimento trouxe a vida do pai. Assim que Vladek começa a contar sua vida a narração do quadrinho fica por conta dele.

A história de Vladek começa como tantas outras, ele era um jovem judeu-polonês apaixonado por uma linda garota e que tanta ganhar a vida com sua fábrica têxtil. Vladek e Anja são fofos e apaixonados e não demoram para ter um filho, mas quando o menino ainda é pequeno a guerra começa e a vida boa acaba logo.

IMG_8974

Vladek e sua família vão sentindo os efeitos da guerra aos poucos, primeiro com racionamento de comida, depois com o fato de não poder sair de casa por medo de alguém os reconhecer como judeus e finalmente ter que fugir para não ir para um campo de concentração. É claro que com a guerra ficando pior a cada dia Vladek e Anja acabam em Auschwitz. Lá eles ficam separados e sofrem muito na mão dos soldados alemães.

“Maus” é o quadrinho mais tenso que eu já li e entre todos os livros com a temática de segunda guerra essa história é a que mais descreve os horrores da guerra e ver tudo isso ali desenhado chega a dar uma sensação de mal-estar. Uma grande sacada do autor é que seus personagens são representados por animais, os judeus são ratos já que na época era assim como eles tratados, segundo a lógica nazistas são gatos e os americanos que chegam para acabar com os nazistas são cachorros.

IMG_8964

As ilustrações são todas em preto e branco e são bem simples para contrastar e dar um destaque maior para a história super densa e cheia de detalhes contada pelo narrador. É uma graphic novel que dá para ler um uns 2 dias e que vale cada segundo, seja para conhecer um pouco melhor a história de um povo ou apenas para passar um tempo.

5/5

5/5

Título: Maus
Autor: Art Spiegelmanpostporrrrr
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 296

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Maus – Art Spiegelman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s