Resenha: Os 13 Porquês – Jay Asher

“Não consegui mais suportar todas aquelas emoções. Eu queria que o mundo parasse, acabasse.”

IMG_3948

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. – via skoob

Li esse livro quando era bem mais nova e quero reler ele em breve. É um daqueles livros que me fez questionar se eu realmente mostrava o quanto me importo com as pessoas que estavam ao meu redor. A Lari de 6 anos atrás ficou realmente chocada como cada coisa que alguém fala e faz para as pessoas pode mudar completamente a vida delas.

IMG_3949

“Os 13 Porquês” trata de treze fitas que a Hannah Baker manda para as pessoas que tiveram direta ou indiretamente alguma participação na escolha dela de se matar. Sim ela está morta desde a primeira página do livro e mesmo assim ouvindo os motivos dela eu queria que no fim alguém fosse lá e salvasse ela. Mas já era tarde demais.

O livro é narrado do ponto de vista de Hannah enquanto as pessoas escutam suas fitas e de Clay, um garoto que conhecia Hannah, mas não entende porque ele é um dos motivos. Ele não é um personagem memorável, mas dá para gostar dele durante a leitura.

IMG_3950

Clay recebe as fitas depois de 2 semanas da morte de Hannah com a instrução de ouvir a fita com o nome dele e passar para a próxima pessoa da lista. Ele se assusta porque não entende o que fez para ela já que eles nem se falavam muito.

O único ponto fraco é que o tem partes que o livro se arrasta, principalmente nas partes em que o Clay fica se decidindo se escuta ou não as fitas. Mas por ser um livro curto, essas partes acabam rápido.

Vale muito a pena ler não importa a idade que você tenha, apesar de acreditar que é possível compreender o livro de forma diferente dependendo do que você já viveu.

“No fim, tudo tem importância.”

4/5

4/5

13post2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s